O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas à violência doméstica chegam à Justiça brasileira.
Para enfrentar esse quadro alarmante, juízes, promotores e defensores públicos são unânimes em relação à importância da denúncia. Para esses especialistas, elas funcionam como um inibidor da violência que, muitas vezes, impede o mal maior: o feminicídio.
a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) recebe, diariamente, mais de 30 denúncias, que vão de ameaças a agressões físicas e psicológicas. A Lei Maria da Penha estabelece que, após o Boletim de Ocorrência (B.O.), o caso seja remetido ao juiz em, no máximo, 48 horas. A Justiça também tem 48 horas para analisar e julgar a concessão das medidas protetivas de urgência.
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Outro canal de entrada de denúncias é a central telefônica Disque-Denúncia, criada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas
Delegacia da Mulher passa a atender em novo local
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que a Delegacia da Mulher de Curitiba será transferida para a Casa da Mulher Brasileira. A partir de amanhã (12), às 9h, o atendimento será totalmente feito no novo local, que funcionará 24 horas.
Serviço:
Delegacia da Mulher
Casa da Mulher Brasileira
Av. Paraná, 870 , Cabral, Curitiba – PR.